Viagens Machu Picchu

Dicas e Recomendações

Dicas e Recomendações

Dicas de Viagem Para Machu Picchu.

Viajar para o exterior nem sempre é fácil, o processo de planejamento envolve muitos detalhes que podem parecer confusos para quem não conhece o destino. Por isso, nosso trabalho como operadora de viagem, é fazer com que sua experiência seja simples e cômoda, sem nenhum tipo de transtorno ou preocupação. 

O Peru é um país extenso e com todo tipo de destino e atrações turísticas, daqueles países que agradam todos os perfis de viajantes. Porém, a logística entre um passeio e outro pode se tornar um pouco mais complicada, levando em conta que algumas atividades estão localizadas em lugares remotos, por exemplo. 

Mas, nossa intenção aqui não é te assustar, muito pelo contrário, nós preparamos um guia completo de viagem para Machu Picchu com todas as dicas valiosas que você precisa saber antes de embarcar, para que você fique tranquilo. Assim fica muito mais fácil para você otimizar seu tempo, escolher os passeios e aproveitar muito mais sua estadia no país milenar dos incas. 

Então vamos ao que interessa, preste atenção nas dicas e tenha uma viagem muito mais segura, tranquila e proveitosa.

Dicas gerais de segurança.

Por sorte, a cidade perdida dos incas de Machu Picchu é considerada um dos destinos mais seguros do Peru, mesmo assim, é sempre bom passear com atenção e estar perto dos seus pertences, evitando pequenos furtos. 

Porém, se você vai passar um tempo em Cusco ou em Lima, que são cidades maiores e mais movimentadas, é necessário redobrar a atenção. É sempre importante estar perto de seus pertences e nunca deixá-los sem supervisão. Ande sempre pelas áreas mais turísticas, onde também há mais segurança e movimento, não se afaste dos centros e ande em lugares recomendados pelo seu agente de viagens. 

Furtos e roubos são comuns, mas acontecem principalmente com aqueles viajantes desatentos. Nossa intenção não é te deixar com medo, mas sim prevenir qualquer tipo de situação ruim. Em caso de qualquer inconveniente, acione seu agente de viagens e órgãos governamentais específicos para turistas, como a Polícia Turística.  

A “Policía del Turismo” em espanhol, foi criada para ajudar viajantes estrangeiros e pode ser acionada sempre que preciso. É uma segurança a mais para os visitantes que aqui chegam. 

Números de emergência no Peru:

Imprevistos acontecem em qualquer lugar, infelizmente, mas saiba que contratando a Viagens Machu Picchu, colocamos uma equipe completa e capacitada para te ajudar nestas situações menos prazerosas. 

Assim que você chegar no Peru, seu atendimento será direcionado a um assistente de viagem que ficará responsável durante toda a sua estadia no país. Por isso, em caso de emergência, ele deverá ser acionado, a qualquer hora do dia ou em qualquer dia da semana. 

Mesmo assim, não custa reforçar alguns números de emergência nacionais no Peru. Anote:

• Linha de emergência e segurança: 911

• Delegacia de polícia: 105

• Polícia Rodoviária: 110

• Defesa Civil: 115

• Bombeiros: 116

• Cruz Vermelha: 01 266 0481

É necessário seguro viagem para viajar para o Peru? 

É sempre melhor prevenir do que remediar, então a nossa recomendação é que se contrate um seguro viagem antes de embarcar em qualquer aventura mundo afora, inclusive no Peru. 

Os seguros de viagem não costumam ser tão caros e podem ser incluídos no seu pacote de viagem contratado pela agência. Por isso, se planeje com antecedência e pense sobre a contratação, que acreditamos ser bastante importante. 

O bom é que normalmente os seguros não cobrem apenas questões médicas, mas também podem incluir outras questões que todo viajante está sujeito, como perda de bagagem, cancelamento de voo e outros. 

Para obter mais informações sobre o seguro viagem para o Peru, acesse o blog que preparamos especialmente sobre o assunto. 

Moeda local e câmbio de moedas.

Você conhece a moeda local do Peru? Ela chama-se Nuevo Soles ou simplesmente Soles e você usará muito esta moeda durante a sua estadia no país milenar dos incas, principalmente em comércios menores. 

O recomendado é viajar com reais, moeda brasileira, e fazer o câmbio em casas de câmbio peruanas indicadas pela sua agência de viagem. Você poderá trocar o dinheiro em quase em qualquer lugar no Peru, mas mesmo assim pergunte antes ao seu agente de viagem se o lugar é seguro. Nunca movimente dinheiro na rua ou em lugares “não oficiais”. 

Você também pode optar por sacar dinheiro em caixas eletrônicos em todo Peru, em máquinas que aceitam Visa, Mastercard e American Express. Mas é preciso prestar atenção nas taxas de saque, transação e IOF para ver que método vale mais a pena. Para saber todos os detalhes da moeda local e sobre quais moedas levar para o Peru, acesse o blog que escrevemos sobre isso e que está disponível gratuitamente para você.

O que levar para Machu Picchu?

A região de Cusco e Machu Picchu é bem marcada por duas principais estações: o inverno seco e o verão chuvoso. Por conta da altitude e de outros fatores climáticos, as condições meteorológicas nesta parte do país costumam ser bastante imprevisíveis e o tempo pode mudar de uma hora para outra. 
Mas não se preocupe, aqui vão dicas especiais para você viajar para Machu Picchu em qualquer data do ano:

Durante a época seca (abril até novembro): é importante saber que neste período a temperatura é mais fria, por isso roupas e acessórios quentes são essenciais. Os termômetros marcam entre 16ºC durante o dia e chegam perto de 0ºC durante a noite. 

Inclua roupas e sapatos confortáveis para caminhadas em qualquer estação, principalmente se seu roteiro incluir trilhas. Protetor solar, óculos de sol, luvas, touca e lenços também devem estar na sua mochila. 

Durante a época de chuvas (dezembro a março): um item indispensável nesta temporada é um casaco impermeável ou uma capa de chuva, que precisa estar sempre a mão, mesmo em dias ensolarados, pois por aqui o tempo pode mudar de repente. 

Inclua na mochila uma jaqueta corta vento, se for possível, pois nesta época em grandes altitudes costuma ventar bastante. A temperatura nestes meses é mais alta, mas de qualquer forma é necessário levar roupas de frio, já que a noite a temperatura cai. 

Outros objetos para incluir são roupas e sapatos de trekking, protetor solar e repelente. 

Lembre-se de arrumar as malas de acordo com as atividades que o seu roteiro inclui. Por exemplo, se seu pacote de viagem para Machu Picchu inclui trekkings dentro da cidadela ou caminhadas longas e acampamentos, não esqueça de contactar seu agente de viagem e pedir dicas exclusivas para estas ocasiões.

Informações sobre o mal da altitude:

Assim como muitos destinos localizados nos andes peruanos, Machu Picchu está localizada a mais de 2 mil metros de altitude, o que apesar de ser considerada uma grande elevação, já pode causar certo mal estar em quem não está acostumado com tais condições. 

Os sintomas mais comuns do mal da Altitude são tonturas, cansaço, dores de cabeça ou falta de ar. A boa notícia é que com alguns cuidados é possível evitar ou amenizar este tipo de mal estar. Aqui vão algumas dicas:

• Se mantenha hidratado: água é uma boa aliada para evitar o mal da altitude.

• Evite álcool e cigarro: mantenha-se bem e evite substâncias que podem prejudicar sua saúde e deixar o corpo mais debilitado.

• Coma comidas leves: uma dieta mais tranquila nos primeiros dias ajuda o corpo a se aclimatar. 

• Evite atividades pesadas: deixe as atividades físicas, como trekkings, para os últimos dias do seu roteiro, assim seu corpo já estará mais acostumado às condições. 

• Beba chá de coca ou masque folhas de coca: esta é uma planta medicinal dos andes e é bastante popular como remédio para amenizar os sintomas do mal da altitude e pode ser bastante útil. 

Nas farmácias locais você também pode encontrar um remédio específico para sintomas mais fortes de mal estar. Procure por Soroche Pills ou Diamox, quediminuem enjoo, por exemplo, mas lembre-se que o ideal é procurar um médico antes de tomá-los. 

Planeje sua viagem de acordo com seus objetivos.

Machu Picchu é a atração mais visitada do Peru, oferecendo diferentes atrações dentro da cidadela e também nos seus arredores. Por isso é muito importante decidir o que vai estar incluso no seu roteiro, para desta forma decidir outros detalhes da viagem, como por exemplo, qual a melhor época para ir. 

Então, de acordo com seu perfil e atrações escolhidas, é possível decidir também qual a melhor época para realizá-las. Desta forma, abaixo deixamos alguns detalhes e vantagens de cada época do ano. Olha só:

Alta temporada: a alta temporada de viagem no Peru vai de abril a novembro, principalmente entre junho e julho. Neste período as temperaturas são mais baixas, mas os dias são mais ensolarados e secos, ou seja, quase não há chances de chuvas.

Entre esses meses as ruas e atrações se enchem de turistas, as acomodações se esgotam mais rapidamente e os preços costumam ser um pouco mais elevados também. Isso vale também para Machu Picchu, que nestes meses funciona em sua capacidade máxima de turistas, que lotam o lugar todos os dias. 

Esta é a temporada perfeita para fazer trekkings e chegar em Machu Picchu a pé, como a Trilha Inca e a Trilha Salkantay. 

Baixa temporada: a baixa temporada vai de dezembro a março e é a estação das chuvas, ou seja, existem mais chances de chuvas por lá e por isso existem menos turistas nas atrações, situação perfeita para quem gosta de viajar com mais tranquilidade. 

Outra vantagem de viajar na baixa temporada são os preços mais competitivos. Sim, os preços costumam ser mais baixos neste período, o que pode ser uma ótima opção para economizar. 

Esta não é uma estação recomendada para fazer caminhadas, por exemplo. A Trilha Inca, a caminhada mais famosa do Peru, fica fechada em fevereiro para manutenção. Outros trajetos funcionam o ano todo, mas esteja preparado para alguns períodos de chuva. 

Sabemos que deixamos aqui muitas informações e que pode parecer difícil planejar a sua viagem para o Peru. Por isso, contratando os serviços de uma operadora local especializada como a Viagens Machu Picchu, você deixa a sua viagem nas mãos de quem realmente entende do assunto e viaja com muito mais tranquilidade e segurança, tendo apoio em todo o processo, desde o planejamento até a volta para casa. 

A Viagens Machu Picchu já levou mais de 40 mil pessoas para realizar o sonho de conhecer o Peru e Machu Picchu e é a única operadora 100% especializada em atender o público brasileiro. Temos inúmeras opções de pacotes já montados, mas temos uma equipe incrível à sua disposição para montar um roteiro de viagem para o Peru totalmente personalizado à sua medida. Entre em contato conosco.

Sugestões de Pacotes