Viagens Machu Picchu

Formas de ir a Machu Picchu

Formas de ir a Machu Picchu

Um dos grandes sonhos de viagem de inúmeras pessoas mundo afora é poder ver com os próprios olhos alguns dos patrimônios culturais e naturais mais importantes e impressionantes do mundo, não à toa, já que muitas vezes estas construções e criações da mãe natureza parecem tão distantes da realidade, devido a tamanha magnitudes.  

Dentre estes lugares que compõem o tão falado ‘bucket list’ de tantos viajantes estão alguns dos patrimônios chamados de 7 Maravilhas do Mundo Moderno, entre elas podemos lembrar de pontos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ou o Taj Mahal, na Índia, que são construções que maravilham a tantos visitantes.

E nós temos muito orgulho em dizer que uma das construções mais fascinantes das terras peruanas está nesta lista de tantas construções incríveis espalhadas pelos mais diversos países e culturas pelo mundo. É claro que só poderíamos estar falando da antiga cidadela da civilização Inca, Machu Picchu.

Caso você não saiba, Machu Picchu não é somente o principal ponto turístico do Peru, como também um sítio arqueológico que tem despertado o interesse de muitos pesquisadores da área, pois se trata de um local com construções que apresentam o uso de técnicas muito avançadas para o período em que foram elaboradas. 

Tendo sido uma criação da poderosa civilização Inca, ainda hoje muitos mistérios rondam o complexo arqueológico, que não tem sua antiga função objetivamente esclarecida, já que muitas teorias cercam os estudos a respeito. Mas sua relevância histórica e o peso de sua representação na cultura peruana lhe concederam reconhecimentos de, não apenas 7 Maravilhas do Mundo, como também de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

E certamente a grandeza de seu significado, imponência e a popularização a respeito da energia muito poderosa que se pode sentir ao chegar em Machu Picchu, construíram a sua fama ao redor do mundo, ao ponto que atualmente o sítio arqueológico chega a receber cerca de 1 milhão e meio de visitantes por ano.

E temos certeza de que este é o primeiro ponto turístico da lista de lugares para visitar no Peru que você está criando para o seu roteiro de viagem pelas terras peruanas. Então é importante saber de cada detalhe para preparar toda a sua viagem com os ajustes certos para que tudo ocorra da melhor forma possível no dia da realização de seu sonho de conhecer a antiga cidadela Inca. 

Ainda que este seja um dos lugares mais famosos do Peru, ainda existem muitas pessoas com dúvidas a respeito de como chegar a Machu Picchu. Por isso, resolvemos elaborar esta matéria com informações relevantes sobre onde este complexo arqueológico está situado e sobre quais são as formas possíveis de se utilizar para chegar até lá e desfrutar da melhor experiência possível para o seu perfil de viajante!

Nosso país é diverso até mesmo nos detalhes, incluindo as inúmeras formas de chegar a Machu Picchu utilizando de diferentes meios de transporte e experiências para isso. Está preparado para saber mais a respeito de como chegar na antiga cidadela Inca? Continue lendo e embarque nessa aventura conosco! 

Onde fica Machu Picchu?

Afinal, onde está localizada a tão famosa Cidadela dos Incas? Se você já se perguntou isso, estamos aqui para esclarecer suas dúvidas! Provavelmente, em suas pesquisas você já percebeu que a maioria dos roteiros para Machu Picchu incluem hospedar-se na região de Cusco, não é mesmo?

Isto acontece, pois Machu Picchu está, de fato, neste departamento peruano. Nas proximidades dos pequenos vilarejos do, também famoso, Vale Sagrado dos Incas, este sítio arqueológico cheio de mistérios está situado nas montanhas dos imponentes Andes peruanos. 

Em uma altitude de 2.400 metros acima do nível do mar, a cidadela Inca fica a, aproximadamente 112 km da cidade de Cusco, que funciona de base para estes passeios populares da região, como Montanha Colorida, Vale Sagrado, Laguna Humantay, entre outros. 

Enquanto a cidade mais próxima de Machu Picchu é Aguas Calientes, que está “aos pés” da montanha, e proporciona aos seus visitantes as belas paisagens da região andina, cercada pelo forte rio Urubamba. Esta pequena cidade também é responsável por abrigar os inúmeros turistas que se preparam para visitar o cartão-postal do Peru.

Agora que você já sabe onde Machu Picchu está localizado, chegou o momento de aprender mais sobre as formas de chegar ao principal ponto turístico peruano e escolher a melhor opção para sua viagem!

Trilhas para Machu Picchu

Se você é um tipo de viajante que possui um espírito muito aventureiro, saiba que é possível realizar o sonho de conhecer Machu Picchu de uma forma que combina muito com você e que irá te fazer superar seus próprios limites: chegar à antiga cidadela Inca por meio de trilha!

E existem inúmeros trajetos que contemplam esta experiência única, cercada de paisagens fascinantes e que configuram um desafio empreendido por poucas pessoas. A mais famosa, sem sombra de dúvidas, é a Trilha Inca, que possui um caráter mais histórico, contando um pouco da vida da mais poderosa civilização peruana.

Por outro lado, a opção da Trilha Salkantay contempla os aventureiros que se interessam ao máximo pela natureza, sendo um trajeto que te permite contemplar (e até cruzar, em seu ponto mais alto) um dos maiores picos nevados do Peru. Além disso, é possível conhecer diferentes ecossistemas dos Andes peruanos. 

E se você busca fugir do óbvio, que tal embarcar na Trilha Lares? Uma outra opção que costuma ser menos procurada e possui um trajeto mais brando, pode ser realizada, inclusive, por iniciantes no mundo do trekking. Com certeza não faltam opções para contemplar tudo que você sempre desejou fazer no Peru: explorar seu principal atrativo de uma forma cheia de emoção!

Como ir para Machu Picchu de trem

Uma das maneiras mais clássicas de chegar à cidadela de Machu Picchu, sem sombra de dúvidas, é usando o trem como meio de transporte e, pode acreditar, que esta forma irá te garantir uma experiência de muito conforto e com tempo livre para contemplar algumas das paisagens mais bonitas da região de Cusco.

Como você já pode ter percebido, opções de trens para Machu Picchu é o que não falta para escolher, mas em meio a tantas informações alguns detalhes podem passar despercebidos, então aqui vamos te explicar melhor!

Quais são os trens para Machu Picchu

Primeiramente, é preciso compreender que existem duas principais empresas ferroviárias que realizam o trajeto até Machu Picchu Pueblo, que são a Peru Rail e a Inca Rail. É necessário atentar-se a isso para compreender as regras e também as categorias de cada uma.

Com relação ao tipo de categoria de trem e vagão, surgem outras opções que, agora sim, irão proporcionar a experiência que você quer. Entre as categorias é possível escolher entre as mais populares: Vistadome, Expedition, Belmond Hiram Bingham ou First Class. Ou outras categorias menos conhecidas disponíveis, que podem ser consultadas por meio de contato direto com as empresas operadoras. 

Ônibus para Machu Picchu

É necessário ter em mente que em todas as opções anteriormente mencionadas, o primeiro ponto de parada, na realidade, é o povoado de Machu Picchu Pueblo, conhecido popularmente como Aguas Calientes. Esta será a cidade base para todos os visitantes que querem conhecer Machu Picchu!

Ao chegar neste destino, em geral, os turistas ficam por pelo menos uma pernoite antes de realizar o seu sonho de conhecer a antiga cidadela Inca. E então, no dia seguinte, é realizado o trajeto que vai de Aguas Calientes até o sítio arqueológico.

Este trajeto é curto, possui cerca de 10km e costuma durar, em média, 30 minutos dentro do transporte. E é um outro detalhe muito interessante de vivenciar em sua visita, já que você irá cruzar as montanhas e poder observar algumas das maravilhas naturais que cercam a região, compreendendo um pouco mais sobre como a engenharia Inca tinha como objetivo integrar-se ao meio ambiente.

Sabemos que são muitos detalhes a serem lembrados no planejamento da realização deste sonho tão antigo para você, por isso, em todos os nossos pacotes oferecemos tours para visitar Machu Picchu para que você possa conhecer este lugar mágico com tudo que você tem direito!

Todo tour a Machu Picchu é privado e guiado por um profissional capacitado e fluente em português que irá compartilhar com você todos os seus conhecimentos sobre a história e as características do local e da poderosa civilização Inca. Além da visita ao sítio arqueológico ser totalmente estruturada, o dia que antecede este momento também é.

Você terá nossa equipe de apoio com guias para realizar todos os tours do seu roteiro, seja ele de um pacote nosso ou de um pacote personalizado para o Peru. Irá ter a assistência para embarcar no trem com rumo a Aguas Calientes, como também será recebido por guias já no povoado para te levar ao seu hotel e te explicar os detalhes da sua chegada, ao embarque no ônibus e o retorno para Cusco.

Temos certeza de que você irá viver momentos únicos em Machu Picchu e agora terá ainda mais informações de qualidade para montar o seu roteiro da forma como sempre sonhou! Então, não hesite em conhecer nossos pacotes para Machu Picchu e entrar em contato com nossa equipe para construir um roteiro sob medida para você!

Sugestões de Pacotes